segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

“ciclista maluco” visita Patos em mais uma aventura sobre duas rodas



O ciclista Janilton Ferreira natural de Itajaí - SC, mais conhecido como “ciclista maluco”, apelido dado pelo ex-presidente Lula, saiu no dia 28 de outubro de 2011 em direção ao estado da Paraíba, que ele afirma já ter visitado no ano de 2005.
“Apesar de já conhecer alguns lugares da Paraíba, essa é a primeira vez que venho à Patos. Nessa viagem percorri mais de 4.200 km. Pretendo seguir em destino ao Ceará, em seguida Pernambuco, Tocantins, São Paulo, Paraná e finalmente de volta ao meu estado de origem, com chegada prevista para o mês de abril do corrente ano”, disse Janilton.
Quando chegou à Patos no último sábado (28), o “ciclista maluco” foi recepcionado pelo comerciante mais conhecido como “Durramo da Capa”, que ele afirma ter conhecido em Santa Catarina. Quem também apoiou o ciclista na chegada até à cidade Morada do Sol, foi a Peixada do Donato, na pessoa de Lula.
Segundo Janilton Ferreira, até o momento ele já percorreu 24 capitais brasileiras e visitou países como: Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia, percorrendo cerca de 100 mil km. 
Rebeca, a bicicleta simples de Janilton, carrega quinze quiLula e Janilsonlos de fotos, algumas mudas de roupas, peças de bicicletas, uma bandeira do Brasil e incontáveis quilômetros de histórias. O ciclista maluco viaja desde 1987. Ele afirma que durante esse tempo, já conheceu mais de 3.000 cidades e tirou fotos com personalidades da política, dos esportes, da música e da televisão, tais como: presidente Lula, Gilberto Gil, Elba Ramalho, Luciano Huck, Marcos Frota, Shelda, Bussunda, Neymar, Daniela Cicarelli, Popó, Pato - jogador do Milan, entre outros.
Aos 56 anos, Janilton afirma que o segredo de sua persistência é o fato de não beber, nem fumar ou usar drogas. Ele diz que costuma fazer palestras em escolas das cidades por onde passa, incentivando os jovens a trocar as drogas pelo esporte, seja qual for.  
O ciclista já tJanilson e Silvan eve várias complicações de saúde em decorrência de um câncer do intestino, mas nem isso o fez desistir de correr atrás do seu sonho de desbravar territórios ainda desconhecidos, sobre as duas rodas de sua “Rebeca”.  
Na manhã desta segunda-feira (30), Janilton Ferreira foi fotografado com o editor do Blog Taflóide, Silvan Firmino, que mostrou conhecimento de causa ao dialogar com o ciclista sobre disversos lugares do país, onde o mesmo também já visitou.

Fonte: Hélio Barbosa - Patosonline.com