sexta-feira, 15 de julho de 2011

Serra de Teixeira - PB / Pedra do Tendó

Fotos da Região da Serra de Teixeira no fotolog da equipe de rapel: http://www.flogao.com.br/turmadoscobras

Pedra da Torona - Maturéia PB

Venha conhecer nossa região e praticar ESPORTES RADICAIS na LENDÁRIA SERRA DO TEIXEIRA - PB

Rapel na Pedra do Talhado

Rapel na Pedra do Talhado

Novo ponto de Rappel na Pedra do Talhado!

A Equipe Cobras colocou pinos em um novo ponto de Rappel na Pedra do Talhado, é mais uma opção que o Talhado dispõe para Rappel, 41m de rappel positivo e muita adrenalina. Com mais esta conquista nossa, o Talhado vai se firmando como a principal pedra para rappel da Serra do Teixeira, com vários pontos para rappel e alturas diversas.

Serra de Teixeira
São José do Bonfim - Serra de Teixeira
Pedra do frade
Pedra do Tendó

Serrote Espinho Branco

Rapel na pedra do ESPINHO BRANCO, um dos esporte que é possível praticar no sertão paraibano


Serrote Espinho Branco - Patos/PB
Rio que desce da Barragem da Capoeira, afluente do Rio Espinharas, que passa do lado do Espinho Branco
Vegetação típica da caatinga nordestina

Tempo fechado com neblina que passa ao sul na região da Serra de Teixeira
Vista da metade do Serro Espinho Branco
Rio da Capoeira
Rio da Capoeira - Espinho Branco
Vista de cima do Espinho Branco

Essas foram algumas belas fotos do Serrote Espinho Branco na região de Patos-PB , que encontrei no Blog: sertaobiologico.blogspot.com e da equipe de rapel no fotolog: http://www.flogao.com.br/turmadoscobras

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Fazenda - Catingueira - PB

Algumas fotos que registrei em um final de semana que passei com meus amigos numa fazenda na região de Catingueira - PB.

Rumo a fazenda, passando pelos paredões de serra que se estende pela depressão sertaneja.

Velho miguelito eim rapazzz
Bora procurar madeira pra fazer a fogueira negada, rsrs
Tempo aberto, ensolarado.

Tempo fechado, neblinoso


Serra de Teixeira - PB / Pedra do Tendó


Sempre gosto de Registrar as belas paisagens que vejo sempre nas minhas trilhas pelo sertão paraibano. A Serra de Teixeira, um dos principais acesso de ligação da Paraíba com o estado do Pernambuco, localizado entre uma parte do Planalto da Borborema e a Depressão Sertaneja, é um bom atrativo, com a Pedra do Tendó, as cachoeiras e as diversas trilhas, um local de preservação ambiental, com bastante vegetação e formações rochosas, é um dos destinos favoritos que tenho, pois sei que vou encontrar nessa região muitas opções de aventuras.
A Serra de Teixeira é uma das mais conhecidas, com uma altitude média de 700 metros, onde se encontra o ponto culminante da Paraíba, a saliência do Pico do Jabre, que tem uma altitude de 1.197 metros acima do nível do mar, e fica localizado no município de Maturéia.

Formações Rochosas
Fotos do inicio da Serra de Teixeira

São José do Bonfim/PB, pequena cidade que fica no pé da Serra de Teixeira, a 16 km de Patos.







No sertão é assim, no fim de tarde sempre somos recompensados pelo pôr do sol

terça-feira, 12 de julho de 2011

Serra de Teixeira - PB / Pedra do Tendó



Pedra do Tendó, localizada no município de Teixeira, situada no Planalto da Borborema, na Serra do Teixeira e está a 700m acima do nível do mar; ao fundo a Depressão Sertaneja de Patos, que está a 200m.






quinta-feira, 7 de julho de 2011

Serra de Teixeira - PB / Pedra do Tendó




BR na Serra de Teixeira - pB

Algumas fotos que registrei em algumas das vezes que visitei a Pedra do Tendó, um lugar fantástico que lhe proporciona uma das mais belas visões de sertão da Paraíba, principalmente da depressão sertaneja, que é justamente onde esta situada a região de Patos - PB, no vale das espinharas.

As várias lendas da Pedra do Tendó


A pedra do Tendó serviu de inspiração a vários poetas e sobre ela correm inúmeras lendas. Distante, aproximadente, três quilômetros de Teixeira, faz parte da Reserva Ecológica criada em 16 de outubro de 1992.
Segundo alguns, o nome Tendó é atribuído ao grito desesperado de uma vítima que, após ferrenha discussão e luta com um inimigo, teria caído no abismo. Tem dó Era o apelo que ecoava ao longe captado por moradores das proximidades, como pedido de clemência.


Em registro vernacular, Tendó significa abrigo. O local de fato, era usado pelos tropeiros, servindo de pouso durante as viagens feitas pelos comerciantes que partiam das Espinharas em destino a Pernambuco.
Com uma altitude aproximadamente 800 metros, o bloco cristalino que aflora de cima do morro é circundado por rochas graníticas isoladas. Conhecida como a "pedra que geme", ou que chora, tem apavorado muitas pessoas e aguçado a curiosidade de outras. Na realidade, o fenômeno é explicado pelo eco produzido pela propagação do som.