quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mistério pré-histórico: Porque os dinossauros fugiram de Sousa


As pegadas de um dinossauro terópode, que viveu no período Cretáceo Inferior, desapareceram do município de Sousa no começo da década de 80 e mereceram denúncias até na revista Ciência Hoje.

Pegadas são raras
Pegadas são consideradas as mais raras do Vale dos Dinossauros - Fonte: Folha do Sertão

Considerados raríssimos, os vestígios pré-histórico, pertencentes a um animal, bípede e carnívoro, foram localizados esta semana no museu Jeová Batista, em Santa Luzia.

Detalhe: o museu não explica como as pegadas, as mais importantes localizadas em Sousa, foram parar em seu acervo. O Ministério do Patrimônio Público da Comarca de Sousa nega que tenha autorizado a transferência.

As pegadas foram localizadas por paleontólogos do Centro Studi Ricerche Ligabue, de Veneza (Itália), no Sítio Pium, em setembro de 1983. Em outubro do ano seguinte, sumiram. À Ciência Hoje, o paleontólogo Giuseppe Leonardi lamentou:

“Em curto espaço de tempo, o homem destruiu rastros que a natureza preservou durante milhões de anos, o que demonstra a urgência das medidas voltadas para a proteção dessas obras-primas essenciais ao estudo da evolução da vida no planeta”, declarou Leonardi.

Rastros da relíquia
A localização das pegadas foi fornecida pela Prefeitura Municipal de Santa Luzia, ao divulgar matéria em que convida turistas a visitar o museu. Na reportagem, destaca “uma pegada de dinossauro”.

Já o blog de Mário Ferreira (http://marioferreira90.blogspot.com) apresentou mais detalhes ao escrever a reportagem com o título “Jeová Batista e o Museu de Santa Luzia”, edição de 09 de agosto de 2010:

“No seu acervo consta uma pedra com a pegada de dinossauro proveniente do Vale dos dinossauros localizado no município de Souza”.

A Prefeitura de Sousa ainda não se manifestou sobre a questão. Na cidade, a expectativa é que a administração municipal peça o retorno da peça histórica, que pertence ao Vale dos Dinossauros.

Fonte: FOLHADOSERTAO com Luiz Carlos da Silva Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário