quinta-feira, 7 de julho de 2011

Serra de Teixeira - PB / Pedra do Tendó




BR na Serra de Teixeira - pB

Algumas fotos que registrei em algumas das vezes que visitei a Pedra do Tendó, um lugar fantástico que lhe proporciona uma das mais belas visões de sertão da Paraíba, principalmente da depressão sertaneja, que é justamente onde esta situada a região de Patos - PB, no vale das espinharas.

As várias lendas da Pedra do Tendó


A pedra do Tendó serviu de inspiração a vários poetas e sobre ela correm inúmeras lendas. Distante, aproximadente, três quilômetros de Teixeira, faz parte da Reserva Ecológica criada em 16 de outubro de 1992.
Segundo alguns, o nome Tendó é atribuído ao grito desesperado de uma vítima que, após ferrenha discussão e luta com um inimigo, teria caído no abismo. Tem dó Era o apelo que ecoava ao longe captado por moradores das proximidades, como pedido de clemência.


Em registro vernacular, Tendó significa abrigo. O local de fato, era usado pelos tropeiros, servindo de pouso durante as viagens feitas pelos comerciantes que partiam das Espinharas em destino a Pernambuco.
Com uma altitude aproximadamente 800 metros, o bloco cristalino que aflora de cima do morro é circundado por rochas graníticas isoladas. Conhecida como a "pedra que geme", ou que chora, tem apavorado muitas pessoas e aguçado a curiosidade de outras. Na realidade, o fenômeno é explicado pelo eco produzido pela propagação do som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário